Acontecendo

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Agência de classificação de risco reduz nota do BTG Pactual

A agência de classificação de risco Fitch rebaixou a nota do banco BTG Pactual de grau de investimento, selo de bom pagador, para especulativo, com perspectiva negativa. As notas de crédito do banco saíram do último degrau de investimento (BBB-) e caíram três degraus para BB-.

No último dia 2, a Moody's retirou o grau de investimento do banco.

Segundo a Fitch, o rebaixamento dos ratings (notas) do BTG Pactual reflete a deterioração da liquidez (recursos disponíveis) e da capacidade de captação de recursos, que estão fortemente relacionadas ao dano reputacional causado pela prisão do ex-presidente e principal acionista, André Esteves.

“O banco tem tomado medidas, que incluem empréstimos e venda de ativos/disponibilidades, para aumentar sua liquidez e suportar os substanciais saques. A Fitch acredita que essas ações, se bem-sucedidas, podem ajudar o BTG Pactual a passar por este período de turbulências e reestabelecer sua liquidez em níveis mais estáveis”, diz a agência. Ainda assim, a capacidade do banco de recompor a base de captação será um aspecto chave a ser monitorado no curto prazo. “E, mais importante, a capacidade do banco em continuar originando negócios em suas áreas de atuação também será monitorada pela Fitch”, acrescentou a agência.

A Fitch ressalta que as mudanças na liderança e no controle do banco, com a saída de Esteves da liderança da instituição, por meio de uma troca de ações, “são um passo certo em termos de governança corporativa”. “No entanto, a imagem da instituição continua bastante atrelada à de Esteves. Além disso, o surgimento de acusações e investigações relacionadas aos negócios do BTG Pactual pode continuar afetando sua reputação e enfraquecer ainda mais sua franquia e sua flexibilidade financeira”, destaca a agência.

Investigados pela Operação Lava Jato, André Esteves e o senador Delcídio do Amaral (PT-MS) foram presos na última quarta-feira (25), acusados de tentar obstruir as investigações e tentar convencer o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró a desistir do acordo de delação premiada.

Esteves renunciou aos cargos de diretor-presidente e de presidente do Conselho de Administração do BTG Pactual e da BTG Pactual Participations.

De acordo com comunicado ao mercado, Pérsio Arida, que estava no cargo interinamente, assume a presidência do Conselho de Administração das instituições. Foram eleitos Marcelo Kalim e Roberto Balls Sallouti para o cargo e exercício conjunto, por ambos, das funções de diretor-presidente do Banco BTG Pactual e da BTG Pactual Participations.
*Reportagem da Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

» Os comentários não são de responsabilidade do Blog do Riomar Bruno;
» Os comentários deste Blog são todos moderados;
» Escreva apenas o que for referente ao tema;
» Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
» Faça comentários relevantes;
» Para entrar em contato acesse nosso formulário de contato;
» O Blog não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo;
» Ao comentar você declara que leu e aceita as regras dos comentários e que ele não fere o Marco Civil da Internet;
» Obrigado por sua visita e volte sempre.

Doações
Todo o conteúdo do Blog do Riomar Bruno é gratuito, mas você pode ajudar nos custos de manutenção e produção do Blog. Faça sua doação, clique aqui para saber como.
Blog do Riomar Bruno
Rua Conrado Buhrer, 255 - Centro
Porto Amazonas - PR
Jornalista Responsável: Riomar Bruno dos Santos Ferreira
Comercial: (42) 99144-3838
falecom@riomarbruno.com.br
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Blog do Riomar Bruno.
-Textos e imagens de nossa redação podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte. Conteúdos e imagens aqui veiculadas são de responsabilidade das fontes aqui citadas
Duvidas e sugestões entre em contato.