Acontecendo

sábado, 21 de novembro de 2015

Porto Amazonas retira quase 1 tonelada de lixo do Rio Iguaçu

Confira mais fotos clicando aqui

Neste sábado (21) foi realizado a Limpeza do Rio Iguaçu, pelo trecho de 11 KM, 14 embarcações fizeram a retirada do material inservível que estava preso nas margens do rio.
Ao todo foram retirados da água quase 1 tonelada de material, que foi imediatamente encaminhado para a ARPA (Associação de Recicladores de Porto Amazonas) fazer a reciclagem e destinação adequada para os rejeitos.
A limpeza faz parte das ações da Prefeitura de Porto Amazonas em comemoração ao dia do Rio Iguaçu que é celebrado em 17/11, e ao dia do Rio, que será celebrado em 24/11.

A atividade contou com a presença do Corpo de Bombeiros de Palmeira, Prefeitura Municipal, GARI (Grupo Ambientalista Rio Iguaçu), ARPA e voluntários, e é importante agradecer a estas entidades e pessoas pois sem elas o evento não poderia ser realizado  e não estaria se tornando o sucesso que é hoje, ao final do evento foi realizada uma confraternização com os participantes.

O evento também atraiu a atenção de uma emissora de TV afiliada do SBT, que acompanhou os preparativos e os primeiros quilômetros da limpeza.

Para Porto Amazonas é muito importante essa ação em retirar o lixo jogado no Rio Iguaçu, mesmo trabalhando com a conscientização da população local em conservar o nosso rio, é interessante que outros municípios depositários vejam e sintam-se responsáveis para que juntos possamos preservar este rio.

O evento de limpeza do rio, vem sendo regularmente realizado na cidade  nesta edição a quantia de lixo coletado aumentou, a explicação para isso é as recentes chuvas que o estado sofreu, fazendo com o o lixo jogado em encostas ou preso em arvores descesse o rio se depositando em algumas curvas.

Revitalização

Este ano de 2015 esta sendo importante para o rio Iguaçu pois o Governo do Estado já demonstrou que tem vontade politica de revitalizar o rio, e esta buscando ajuda para a realização de um projeto de revitalização, no encontro realizado no Canal da Música em Curitiba, na ultima terça feira (17), com a presença de secretários estaduais, presidentes de empresas publicas, representantes de diversos segmentos, o Governador Beto Richa afirmou que “Com a crise hídrica que o País atravessa e as mudanças climáticas, a revitalização do Iguaçu desponta como ação prioritária do Estado, seja para o abastecimento de água, seja para a preservação do ambiente”.

“A importância ambiental, social e econômica deste rio para o Estado é imensa. Mas longos trechos dele estão comprometidos com o excesso de poluição. Daí a necessidade de que a comemoração de hoje seja efetivamente o marco inicial da grande transformação do nosso rio Iguaçu”, afirmou Richa.

O projeto de Revitalização do Rio Iguaçu reúne a Sanepar, Copel, secretarias de estado, além dos 104 municípios abrangidos pela bacia. Estão previstas ações integradas e obras de infraestrutura para melhorar as condições de tratamento de esgoto sanitário e de resíduos sólidos e a recomposição de mata ciliar do Rio Iguaçu.
Também serão envolvidos universidades, organizações não governamentais, ambientalistas e setores usuários de recursos hídricos como indústria e agricultura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

» Os comentários não são de responsabilidade do Blog do Riomar Bruno;
» Os comentários deste Blog são todos moderados;
» Escreva apenas o que for referente ao tema;
» Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
» Faça comentários relevantes;
» Para entrar em contato acesse nosso formulário de contato;
» O Blog não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo;
» Ao comentar você declara que leu e aceita as regras dos comentários e que ele não fere o Marco Civil da Internet;
» Obrigado por sua visita e volte sempre.

Doações
Todo o conteúdo do Blog do Riomar Bruno é gratuito, mas você pode ajudar nos custos de manutenção e produção do Blog. Faça sua doação, clique aqui para saber como.
Blog do Riomar Bruno
Rua Conrado Buhrer, 255 - Centro
Porto Amazonas - PR
Jornalista Responsável: Riomar Bruno dos Santos Ferreira
Comercial: (42) 99144-3838
falecom@riomarbruno.com.br
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Blog do Riomar Bruno.
-Textos e imagens de nossa redação podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte. Conteúdos e imagens aqui veiculadas são de responsabilidade das fontes aqui citadas
Duvidas e sugestões entre em contato.