Acontecendo

sábado, 14 de novembro de 2015

Limpeza do Rio Iguaçu em Porto Amazonas será dia 21 de novembro

Em Porto Amazonas, é realizado regularmente a limpeza do Rio Iguaçu, o trecho varia de 11 a 22 km de rio, a media do menor trecho é de aproximadamente meia tonelada de material inorgânico das margens e do leito do rio.

A Limpeza é promovida pela Prefeitura Municipal de Porto Amazonas,através da Divisão do Meio Ambiente, a Prefeitura apoia o evento fornecendo alimentação (lanche) para os participantes, material de apoio para a limpeza (sacos de lixo, luvas de borracha, caminhão para transporte do material, gasolina para os barcos).

O evento traz grandes benefícios para o município,pois analisando os resultados notasse que a quantidade de lixo tem diminuído, e normalmente nas margens (barranco) do rio o material coletado é pouco, o maior numero é no leito do rio, demonstrando que o material tem vindo de municípios acima de Porto Amazonas, nos locais com grande concentração de pescadores foram colocados sacos de lixo,para que os pescadores ali depositem o seu lixo, evitando de queimar ou lançar no rio.

Vários são os grupos que participam do evento, entre eles estão, a ARPA, Grupo Ambientalista do Rio Iguaçu, Amigos do Rio Iguaçu, alem da presença do Corpo de Bombeiros de Palmeira.

O rio iguaçu não abastece a cidade, a água que abastece o município vem de poço artesiano, porem o rio é muito importante para o município, muitas pessoas se alimentam dos peixes que o rio fornece, e quase toda a historia de Porto Amazonas esta diretamente ligada a ele.

Todo o material coletado, é destinado para a ARPA Associação de Recicladores de Porto Amazonas, que faz a triagem do material, destinando adequadamente os dejetos para aterro sanitário, e o que pode ser reciclado é vendido e as verbas resultantes são divididas entre os associados.

O dia do Rio Iguaçu foi oficializado em 17/11/2010 pela lei nº16602/2010 DOE 8.344, com referencia ao Parque Nacional do Iguaçu foi considerado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco),no dia 17 de novembro de 1986, como Patrimônio Mundial. O rio Iguaçu nasce próximo a Serra do Mar, em Piraquara, Região Metropolitana de Curitiba (RMC), onde recebe o nome de Iarizinho e, percorre no sentido leste-oeste 1.320 quilômetros até formar as Cataratas do Iguaçu, entre as fronteiros do Brasil e da Argentina. Após esse espetáculo, o Rio Iguaçu encontra o rio Paraná e forma as Três Fronteiras, representando o convívio harmonioso de três países vizinhos (Brasil, Paraguai e Argentina).

No dia 24 de Novembro é comemorado também o dia do Rio, que foi instituído através da Lei Estadual no. 11275 de 21/12/95 e em Porto Amazonas pela Lei Municipal 780/2006.

A próxima limpeza será realizada dia 21 de novembro, entre os Km 0 (Cais do Porto) até Km 11, a concentração ira acontecer no cais do Porto as 8:30h e esta aceitando inscrições de voluntários, informações podem ser obtidas através do numero 42-32561503 na Divisão do Meio Ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

» Os comentários não são de responsabilidade do Blog do Riomar Bruno;
» Os comentários deste Blog são todos moderados;
» Escreva apenas o que for referente ao tema;
» Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
» Faça comentários relevantes;
» Para entrar em contato acesse nosso formulário de contato;
» O Blog não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo;
» Ao comentar você declara que leu e aceita as regras dos comentários e que ele não fere o Marco Civil da Internet;
» Obrigado por sua visita e volte sempre.

Doações
Todo o conteúdo do Blog do Riomar Bruno é gratuito, mas você pode ajudar nos custos de manutenção e produção do Blog. Faça sua doação, clique aqui para saber como.
Blog do Riomar Bruno
Rua Conrado Buhrer, 255 - Centro
Porto Amazonas - PR
Jornalista Responsável: Riomar Bruno dos Santos Ferreira
Comercial: (42) 99144-3838
falecom@riomarbruno.com.br
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Blog do Riomar Bruno.
-Textos e imagens de nossa redação podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte. Conteúdos e imagens aqui veiculadas são de responsabilidade das fontes aqui citadas
Duvidas e sugestões entre em contato.